Sobre o Evento

No dia 28 de março de 2014, a FEBAB e a Universidade de São Paulo (o Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e apoio do Sistema Integrado de Bibliotecas) estarão comemorando o aniversário de 40 anos da Seção América Latina e do Caribe da Federação Internacional das Associações de Bibliotecas e Instituições Bibliotecárias - IFLA/LAC, com o Seminário “Tradição, Cooperação e Inovação: novas fronteiras do acesso” o qual tem por objetivo discutir as tendências recentes na gestão , disponibilidade, qualidade e uso de informações sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito da e-Ciência, buscando reunir pesquisadores, gestores de instituições de ensino e pesquisa, representantes de agências de fomento, avaliadores, bibliotecários, especialistas em TIC e tomadores de decisão em diferentes esferas. Dentro desse contexto, resgatar a história do desenvolvimento de projetos  de impacto na região e, ainda, observar como a própria IFLA/LAC vem atuando e favorecendo o desenvolvimento da biblioteconomia latino-americana e caribeana se coloca como uma grande oportunidade e, certamente, desperta muito interesse.

A programação para este Seminário pode ser observada no item PROGRAMA.

Informações especificas sobre a IFLA/LAC 40 anos, podem ser vistas aqui.

Outros dois eventos ocorrerão em São Paulo, Brasil, nessa semana que antecede o acima referido Seminário, são eles:

1) Workshop “Fortalecimento de Associações de Bibliotecários” – atendendo ao Programa BSLA (Building Strong Library Associations) coordenado pela IFLA,  patrocinado pela Melinda and Bill Gates Foundation e orientado a gestores de entidades de classe de bibliotecários da América Latina e Caribe. Mais informações – ver  Convocatória BSLA.  De 24 a 27 de março de 2014.

2) Reunião Intercalar da Seção para América Latina e Caribe da IFLA – que ocorre todos os meses de março em um diferente país da região, reunindo seu Comitê Permanente para planejar, avaliar e dar os encaminhamentos às ações propostas pela IFLA e pela Seção, bem como preparar a programação da próxima Reunião da IFLA/LAC e da Seção Aberta referente a América Latina e Caribe do Programa Oficial da Conferência Anual da IFLA, ambas ocorrendo em agosto próximo,  na Conferência de 2014 em Lyon.  De 26 a 27 de março de 2014.

Tais eventos estarão propiciando a vinda ao Brasil, e mais especificamente à USP, de mais de trinta profissionais bibliotecários de diversos países, com maior concentração da América Latina.

Será um enorme prazer receber a todos e esperamos oferecer um ambiente propicio ao compartilhamento de conhecimentos, estabelecimento de novas amizades e fortalecimento de redes científicas e profissionais.

Obrigada pela participação!

 

Sra. Sigrid Karin Weiss Dutra                                            Profa. Dra. Sueli Mara S.P. Ferreira
Presidente FEBAB e Presidente IFLA/LAC                 Professora Titular da USP e Membro IFLA/LAC

 

 

No content matched your request.