Tema Geral: Rede de Conhecimento, Acesso à Informação e Gestão Sustentável

::
CBBD
::
Comissão Executiva do CBBD
::
Comissão de Acompanhamento do CBBD
::
Secretaria Executiva/Contatos
::
Feira/Expositores
::
Programação
::
Inscrições
::
Chamada de Trabalho
::
Evento(s) Simultâneo(s)
::
Cidade de Bonito
::
Workshops
::
Jantar de Confraternização

 

Chamada de Trabalho para o XXIII CBBD - 2009

Apresentação

O XXIII CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

O evento contemplará Sessões plenárias com palestras e conferências; Sessões temáticas e Sessão Atelier que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos da Gestão, Comunicação e Tecnologia da informação em bases multidisciplinares, como também os aspectos sociais, econômicos e políticos em curso, e contemplando os aspectos das redes de conhecimento, o acesso à informação e a gestão sustentável. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.

O Congresso tem como Tema central:

Redes de Conhecimento, Acesso à Informação e Gestão Sustentável.

As Áreas Temáticas definidas e os Procedimentos para apresentação e avaliação dos trabalhos encontram-se disponíveis a seguir.

1. Áreas e Sub- áreas Temáticas do XXIII CBBD 2009

REDES DE CONHECIMENTO e as sub - áreas: compreendendo os espaços onde ocorrem trocas de informações e experiências , utilizando ferramentas tecnológicas e de comunicação para a elaboração de projetos temáticos. O foco é o trabalho cooperativo, não necessariamente no mesmo espaço geográfico, continuamente em busca do acesso e uso de informação para a construção do conhecimento, o desenvolvimento e a inovação.

• Informação, conhecimento e sociedade em rede

Era digital e redes do conhecimento. Redes de conhecimento e aprendizagem colaborativa. Gestão de redes de informação baseado no conhecimento. Convergência digital e diversidade cultural. Redes do conhecimento e sentido de comunidade. Governo eletrônico e informação pública. Ciberespaços. Telecentros. As redes na produção do redes de conhecimento. Compartilhamento da informação e do conhecimento. Criação do conhecimento em unidades de informação. Unidades de informação e novas formas de relacionamento com os usuários. Networking: rede de oportunidades. Gestão do conhecimento e vantagem competitiva em unidades de informação. Ciência, tecnologia e redes de conhecimento.

• Arquitetura de informação e tecnologias

Ambientes virtuais de aprendizagem. Comunidades de prática. Modelos cooperativos em unidades de informação. Cartografias cognitivas. Programas de gestão do conhecimento em unidades de informação. Ferramentas tecnológicas e de comunicação para desenvolvimento de projetos temáticos. Interfaces interativas. Convergência de mídias. Web 2.0, RSS, Blogs, Orkuts, Broadcasters Wireless, banda larga e plataformas digitais. Second Life. E.learning. Transferência de tecnologia e sistematização de processos informacionais. Preservação digital.

ACESSO À INFORMAÇÃO e suas sub-áreas: decorre da velocidade do desenvolvimento das TIC, das novas possibilidades e assimetria por ela provocadas, abrangendo a questão da democratização da informação no sentido de tornar disponível os meios de acesso e de capacitação dos indivíduos para se tornarem usuários de produtos e serviços informacionais enquanto cidadãos. Desse modo, caracteriza-se pela importância da informação estar ao alcance de todos, todo o tempo e em qualquer lugar, destacando-se nesse cenário a rede Internet e as mídias digitais e envolvendo os programas de inclusão social e digital.

• Cidadania, acessibilidade e sociedade do conhecimento.

Informação para todos. Cidadania ativa, planejamento e participação. Cidadania, pesquisa, informação e ação. Acesso universal. Cidades, cidadania e tecnologias avançadas de informação e comunicação.A rede Internet e o acesso à informação.Acessibilidade à Web. Ambientes acessíveis em unidades de informação. Normas de acessibilidade em bibliotecas digitais e virtuais. Arquitetura de bibliotecas, museus e arquivos e acessibilidade. Acessibilidade lingüística e contextualização cultural. Usabilidade na sociedade do conhecimento. Bibliotecas comunitárias, telecentros e acessibilidade. Políticas de acessibilidade e usabilidade. Acessibilidade, inclusão informacional, social e digital.

• Promoção e disponibilidade de produtos multilíngües

Repositórios e conteúdos multilíngües. Multilinguismo no acesso à informação e intercâmbio do conhecimento. Aspectos socioculturais da informação. Análise documentária, guias de estilos e glossários. Representação da informação em conteúdos para plataformas digitais.Memória cultural e preservação do conhecimento. Diversidade cultural e políticas de informação.

• Propriedade intelectual e acesso a informação

Controle social do acesso e uso da informação. Liberdade de expressão e o acesso à informação. Propriedade intelectual e direitos autorais. Produtos e serviços informacionais e autoria.
Copyleft e licenças criativas de uso da informação na sociedade do conhecimento.

• Acesso à informação e competitividade

Informação e construção do conhecimento. Implantação de sistemas de informação. Planejamento estratégico e gestão estratégica de unidades de informação. Gestão com foco no usuário e em resultados. Impactos dos serviços e produtos informacionais. Padrões de qualidade e produtividade nos serviços de informação. Gestão da informação e aprendizado ao longo da vida. Informação científica e tecnológica.

GESTÃO SUSTENTÁVEL e as sub-áreas: O desenvolvimento sustentável sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades, promovendo a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza. Requer um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório; um sistema econômico capaz de gerar excedentes e novos conhecimentos em bases confiáveis e constantes; um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções e um sistema gestão flexível e capaz de promover inovações.

• Desenvolvimento sustentável e sociedade em rede

Redes de conhecimento: aplicações temáticas e regionais. Dimensão ambiental da educação e as redes de informação e conhecimento. Governo eletrônico : qualidade e transparência dos serviços públicos de informação. Governo incluso e serviços públicos de informação. Acesso à informação ambiental. Bibliotecas virtuais e gestão ambiental. Agenda 21: informação e conhecimento. Inclusão social- desenvolvimento e cidadania.

• Economia informacional e sustentabilidade

Indicadores de sustentabilidade em bibliotecas: ambientais, econômicos, sociais e institucionais.. Espaços de informação e de leitura: papel do estado na mediação da construção. Cultura informacional e inteligência competitiva. Marketing em serviços e benchmarking. Trabalho em equipe e em rede: novas demandas ocupacionais.
• Políticas públicas, responsabilidade social e gestão sustentável

Gestão pública: modernização, inovação e colaboração. Competência do profissional da informação em uma sociedade sustentável. Bibliotecas depositárias e gestão sustentável. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Políticas Públicas. Bibliotecas e responsabilidade social. Cidades digitais.

2. Procedimentos para apresentação e avaliação dos trabalhos

2.1 Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação realizadas pela Diretoria Técnica-Científica do XXIII CBBD.

2.2 Procedimento

Os trabalhos completos deverão ser enviados por sistema on-line para endereço eletrônico disponível no site do evento.

2.3 Prazos para envio dos trabalhos completos

Até 19 de abril de 2009 - Envio dos trabalhos/pôsteres completos.
Em breve - Será enviada a comunicação dos trabalhos aceitos (o prazo foi alterado devido à prorrogação da data para envio dos trabalhos)
Nota: O envio integral do trabalho implica no cadastramento on-line da inscrição preliminar por meio do sistema disponível no site do evento. A confirmação de participação será efetivada com o pagamento do boleto bancário que deve ser impresso por meio do sistema on-line. O sistema permite acompanhar as inscrições e os pagamentos efetivados.

2.4 Tipos de trabalhos a serem aceitos para o XXIII CBBD

Trabalhos científicos, Relatos de experiência e Pôsteres.

2.4.1 Formas de apresentação dos trabalhos

Os trabalhos poderão ser apresentados na Forma de Comunicação oral ou Pôster, e a escolha deverá ser indicada no Formulário de Submissão de Trabalho quando do envio.

2.4.2 Normas de padronização para o trabalho

• NBR 6022 Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa Apresentação, maio 2003;
• NBR 6023 Informação e documentação: elaboração de referências, agosto 2002;
• NBR 6028 Resumo (Tipo Informativo), novembro de 2003;
• NBR 10520 Informação e documentação: citações em documento Apresentação, agosto 2002.

2.4.3 Trabalhos técnico - científicos e relatos de experiência

2.4.3.1 Formato

• Os trabalhos técnico-científicos deverão conter de 7 a 12 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos.
• Os relatos de experiência deverão conter de 5 a 8 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos.
• Na primeira página, devem constar a área temática escolhida, o título em letras maiúsculas, o nome de um ou mais autores, o nome e endereço da instituição de origem, incluindo país e respectivos endereços eletrônicos.
• Digitado em papel tamanho A-4, na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, fonte Arial, corpo 12.
• Tabelas e gráficos na mesma versão (fonte Arial, corpo 11).
• Entrelinha e espaçamento de 1,5cm.
• Margens superior e esquerda de 3cm; margens inferior e direita de 2,5cm.

2.4.3.2 Comunicação oral

• 20 minutos de exposição para os trabalhos técnico-científicos, dando prioridade ao problema da pesquisa, à metodologia e aos resultados obtidos.
• 10 minutos para os relatos de experiência, podendo o autor utilizar, em sua apresentação, slides, filmes, pôsteres.
• O centro de convenções disporá de retroprojetor, computador com datashow e projeção de vídeo.

2.4.4 Apresentação em formato de pôster

• O pôster deverá ser auto-explicativo, obedecendo a dimensão de 0,90m de largura por 1,20m de altura, contendo título do trabalho, nome de um ou mais autores por extenso; nome da instituição de origem, sigla, cidade, estado, país e respectivos endereços eletrônicos.
• Cada pôster deve apresentar pelo menos 50% (cinqüenta por cento) de informação gráfica e /ou iconográfica.

2.5 Aceitação dos trabalhos técnicos

• A Comissão técnico-científica do XXIII CBBD encaminhará em breve (o prazo foi alterado devido à prorrogação da data para envio dos trabalhos) comunicado de aceitação dos trabalhos para os respectivos autores.
• Os autores de trabalhos selecionados devem confirmar sua participação mediante inscrição no XXIII CBBD até 01 de junho de 2009, para que os mesmos possam ser incluídos no programa oficial e nos anais, conforme instruções on-line do sistema de inscrição.

Os trabalhos apresentados por autores colaboradores ou por outra pessoa, deverão antecipadamente, apresentar na Secretaria do Congresso carta do autor principal com o nome da pessoa responsável pela exposição do mesmo.