FEBAB NO X CONGRESSO INTERNACIONAL DE
CIDADES EDUCADORAS

RESUMO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES REALIZADAS

Profa. Dra. Regina Celia Baptista Belluzzo
Editora da Revista RBBD, e representante da FEBAB no evento.

O tema central do evento foi a “Construção de Cidadania em Cidades Multiculturais”, inspirando-se nos princípios de promoção da cidadania global e da consolidação da democracia a partir do respeito à pluralidade das diversas manifestações sócio-culturais expressas na “ Carta das Cidades Educadoras”.

Foram 3 os eixos temáticos que envolveram as atividades do evento:

No primeiro eixo, foram incluídas as experiências em que a cidade é o principal foco para a aprendizagem, procurando-se resgatar a dimensão das políticas públicas, levando-se em conta o papel educador e o papel do gestor público, incluindo práticas que envolviam o urbanismo como força educadora e os desafios que se apresentam no cotidiano, questões relacionadas ao meio ambiente, a sustentabilidade e as diferentes iniciativas para a promoção da convivência e a cultura da paz.

Quanto ao segundo eixo, constituiu-se em espaço dedicado ao debate de práticas que contribuem para a compreensão da cidade multicultural, sendo abordados temas relativos à diversidade e ao respeito às diferenças (migração, gênero, etnias, religião e cultura). Ainda, buscou-se evidenciar e discutir a preservação da memória e da identidade, essencial na formação dos jovens, além de promover valores em uma sociedade plural e diversa.

Referente ao terceiro eixo, foram incluídos os trabalhos e experiências que refletem a multiplicação das contradições encontradas em qualquer núcleo urbano – população que vive nas ruas, desigualdades sociais e combate à pobreza. Além disso, foram inseridos também aqueles trabalhos e experiências relacionados aos direitos da criança e do adolescente, ao sentido do coletivo, à co-responsabilidade e aos deveres de cada cidadão dentro de uma sociedade, além dos processos cumulativos de educação formal e informal e as diferentes alternativas de participação – o diálogo social.

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

O evento foi composto por quatro conferências, duas mesas de debates, 15 workshops com 78 experiências, 28 experiências no Fórum de Boas Práticas, 98 experiências no Espaço Pôster, duas sessões de cinema e uma sessão plenária de encerramento, além de uma área que foi destinada aos estandes das cidades Educadoras presentes em diferentes países e/ou instituições particulares e convidadas. A programação ainda incluiu visitas monitoradas a experiências da cidade de São Paulo como cidade educadora e atividades culturais noturnas.

Quinta-feira, 24 de abril de 2008

No período da manhã foi realizada a Assembléia Geral Ordinária para os Membros integrantes da AICE. No período da tarde ocorreu a cerimônia de Abertura pelo Prefeito da cidade de São Paulo e o lançamento do Livro “ Educación y vida urbana: 20 años de Ciudades Educadoras” (publicado em inglês e francês).

Na seqüência, foi realizada a primeira conferência com o tema “O conceito de cidade educadora: balanço e desafios”, contando com a presença de Montserrat Ballarin, DD. Vereadora de Educação e Fazenda, da cidade de Barcelona e Presidente eleita da AICE. Na oportunidade, foi discutido o que seria as chamadas cidades educadoras e também descritos e explicados os princípios da “Carta das Cidades Educadoras”. Destacou-se também a importância de se realizar, pela primeira vez, o evento no Brasil e em São Paulo, contando-se com a apresentação de mais de cem experiências educadoras provenientes de outros 13 países: Espanha, França, Itália, Argentina, Chile, Finlândia, Portugal, Alemanha, Uruguai, México, Colômbia e Coréia do Sul. Finalizando, ressaltou-se que o movimento das cidades educadoras deve prever o trabalho conjunto de todos os associados visando transformar os espaços em que os habitantes dessas cidades possam aprender, ao longo da vida, trabalhando conjuntamente para que toda a cidade seja um espaço que proporcione aprendizado para além das salas de aulas e das instituições educacionais formalmente constituídas.

Outras atividades foram apresentadas, simultaneamente, tais como: Fórum de Boas Práticas (envolvendo o eixo temático – A cidade como espaço de aprendizagem), a Reunião de Redes Temáticas: Redes Territoriais, Reunião de Cidades não Associadas à AICE, Primeira Infância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Transição Escola-Trabalho e Workshops (sobre o eixo temático “ Inclusão, eqüidade e direitos”).

Sexta-feira, 26 de abril de 2008

Iniciou-se a programação com a segunda Conferência que envolveu o tema “A cidade como espaço de aprendizagem e a cultura cívica” e que teve como conferencista o Prof. Antanas Mockus, DD. Ex-Prefeito de Bogotá e Diretor da Corporação Visionários pela Colômbia. Sua apresentação compreendeu colocações sobre conceitos e experiências envolvendo: bases da cultura cidadã, relação entre a cultura cidadã e a cidade como espaço de aprendizagem, experiências desenvolvidas em Bogotá e a ampliação do alcance de uma “política cultural” que vá além das manifestações massivas das artes e que esteja pautada pelo conceito de um “sistema de compreensão do mundo como objeto de construção humana”. Destacou, ainda, que uma pessoa não nasce cidadã, mas torna-se cidadã, sendo que a cidadania manifesta-se no comportamento, no uso criativo do conhecimento e na crise como oportunidade. Os principais desafios apontados foram: aprender a escutar, aprender a construir sobre o construído, aprender a formular e avaliar conjuntamente, aprender a trabalhar em equipe e pedir e reter a prestação de contas.

Após a conferência, houve uma mesa de debates com a participação de Ladislau Dowbor como mediador, sendo os debatedores: Alfonso Petersen Farah (Guadalajara, México); Cesar Maia (Rio de Janeiro); José Fogaça (Porto Alegre). Park Wan-Su (Coréia do Sul). Os debates ocorreram tendo como norteador a conferência do Prof. Antanas Mockus e as experiências havidas em Bogotá, considerando-se a sua replicação em outros espaços, deixando claro que as cidades educadoras não podem priorizar mais apenas as escolas como instrumentos ou espaços educativos e sua contribuição para uma sociedade escolarizada, mas sim, pensar na socialização das escolas e na importância dos ambientes sociais coletivos. A cidade educadora deve ser uma cidade-que aprende e uma cidade-que ensina.

Em seguida, foram desenvolvidos Fóruns de Boas Práticas (eixo temático – Inclusão, Eqüidade e Direitos), onde a FEBAB teve a oportunidade de apresentar o trabalho relatando a Experiência desenvolvida em parceria com o Programa “São Paulo Um Estado de Leitores” da Secretaria de Estado da Cultura (São Paulo), no período de 2004 a 2005, por meio de Oficinas, Cursos, Palestras e Workshops realizados na Cidade de São Paulo e em outras cidades do Estado, referente ao tema “Competência em Informação (Information Literacy) como fator de inclusão das comunidades na sociedade do conhecimento”, apresentado pela Profa. Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo, realizado em co-autoria com a Profa. Márcia Rosetto, Presidente da FEBAB.

No último dia, foram efetuadas visitas monitoradas em diferentes espaços de vivência da Cidade de São Paulo como cidade Educadora: Centro de Educação Unificado de Jaçanã, Urbanização da Favela de Heliópolis, Centro Cultural da Juventude, Museu da Língua Portuguesa, Trilha pelo centro antigo da cidade de São Paulo, Bairro Escola Vila Madalena, Museu Afro Brasil, Trilha pelo Parque Ibirapuera e Memorial da América Latina.

Sábado, 26 de abril de 2008

Nesse foi realizada a terceira Conferência do evento sobre o tema “Construção de Cidadania em Cidades Multuculturais”, tendo como coordenadora a Profa. Dra. Ruth Cardoso (Presidente da ONG Comunitas) e como conferencista o Prof. Dr. José de Souza Martins (USP). O conteúdo da conferência foi uma narrativa acerca da Cidade de São Paulo, envolvendo desde a visão dos moradores de rua, dos menos favorecidos, das comunidades assistidas, dos movimentos que envolvem a cultura, educação, cidadania desde a Semana da Arte Moderna, destacando-se a riqueza dos detalhes e das informações, bem como a interpretação dada às “falas” da população paulistana pelo conferencista. Em verdade, destaca-se que foi uma Aula Magna sobre aspectos da diversidade humana e da multiculturalidade sob o enfoque da Antropologia, Sociologia, Ontologia e Cultura e sua transposição para os desafios da Cidade de São Paulo para se constituir em uma Cidade Educadora.

Na seqüência, desenvolveu-se uma Mesa de Debates, contando com a participação da Profa. Dra. Ruth Cardoso (mediadora) e os palestrantes: Demétrio Magnoli (USP); Helena Maria Gasparian (EMPLASA e Governo do Estado de SP); Fraya Frehse (USP); John Peyton (EUA) e Ricardo Ehrlich (Uruguai). Nessa oportunidade, foram destacados diversos conceitos envolvendo a Cidadania, Multiculturalismo e Educação. Destacou-se que o “cidadão é o habitante que dispõe da prerrogativa da praça e do mercado e deve ser livre e igual perante a lei”. Quanto ao multiculturalismo, que envolve o conceito de cultura e a filosofia essencialista, compreendendo uma identidade imanente, primordial e principal., tem atualmente um enfoque político, em decorrência de grandes fluxos migratórios internacionais e da necessidade de intermediários, a fim de que sejam “a voz dos que não têm voz”.

Simultaneamente, também aconteceram diferentes apresentações de trabalhos e experiências em Fóruns de boas Práticas, Workshops e Pôsteres, sendo possível conhecer algumas ações envolvendo as questões de Cidadania, Educação ao Longo da Vida, Educação em Valores de diferentes cidades e países.

Finalizando o evento, foi realizada a quarta conferência sobre o tema “Cidades Educadoras na Era das Redes Sociais Distribuídas”, tendo como Coordenador Augusto de Franco (AICE) e David de Ugarte (Madri) como palestrante. O enfoque da apresentação e das discussões envolveu a questão das redes sociais como espaços de aprendizagem, redes essas às quais os cidadãos estão conectados. Considerou-se que nas redes sociais de aprendizagem existe o desenvolvimento das comunidades, e que as redes podem ser a uma plataforma de apoio para as Cidades Educadoras.

A Sessão Plenária de Encerramento consistiu na apresentação do relatório final sucinto sobre as ações desenvolvidas e na participação do representante de Guadalajara (México), cidade que sediará o XI Congresso em 2010.

Site do congresso: http://dnanet.dna.com.br/aice/site/default.asp?Idioma_id=1

Informações sobre a AICE
Associação Internacional de Cidades Educadoras:
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