BIBLIOTECA ESCOLAR BRASILEIRA EM DEBATE
de um fórum virtual a um livro de memórias, experiências, pontos críticos e teóricos

PROJETO DE PUBLICAÇÃO DE LIVRO TÉCNICO, DIRIGIDO PELA PROFA. DRA. NEUSA DIAS DE MACEDO, ASSESSORA ESPECIAL DA FEBAB - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO, organizado, com a colaboração de estudiosos e especialistas no assunto, em áreas da Biblioteconomia e Educação, atuantes em alguns locais do Brasil.

Título preliminar da publicação: “Biblioteca Escolar Brasileira em Debate” de um fórum virtual a um livro de memórias, experiências, pontos críticos e teóricos

Justificativas

O progresso verificado, em anos recentes, em todas as áreas do conhecimento humano, aliado às novas tecnologias de informação e comunicação, tem proporcionado, além de vários outros benefícios, um repensar das realidades existentes nos vários países, na busca de soluções que contemplem as populações como um todo, no sentido de oferecer oportunidades iguais de acesso à educação, cultura e de auto-realização.

Nesse sentido, algumas organizações internacionais, tais como a UNESCO, têm se dedicado, ao longo do tempo, a apresentar propostas para incentivar os países a adotarem medidas que facilitem essa abertura. Nesse processo, as bibliotecas, como instituições mediadoras de acesso à informação e componentes do processo educativo, têm sido destacadas em documentos de caráter internacional por entidades tais como a IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions - (http://www.ifla.org) que, em colaboração com a UNESCO, contribui para a sistematização de um trabalho a ser realizado principalmente pelos países em desenvolvimento.

Assim, ao realizar o acompanhamento desses trabalhos, aos quais se adicionam os estudos especializados produzidos no Brasil e no Exterior, tem sido possível aos estudiosos da área de bibliotecas fazer reflexões sobre essa questão. Dessa forma, direcionamos a atenção, neste momento, para um segmento que vem carecendo de maior contribuição de e para o nosso meio - a biblioteca escolar.

Pode-se dizer que a figura da biblioteca escolar no Brasil tem apresentado duas faces:

(a) uma desfavorável, conhecida como “arremedo de biblioteca”, sob responsabilidade de pessoal não habilitado para organizá-la e gerenciá-la, ocorrendo principalmente em parte de redes públicas;

(b) outra, já bem sedimentada, sob cuidados de bibliotecários, reconhecida como biblioteca escolar de qualidade, com muitos exemplos em escolas e colégios de iniciativa privada, porém faltando ampla divulgação para sua caracterização. Esse panorama varia de Estado para Estado, necessitando de diagnósticos apurados para caracterizar diferenças e semelhanças.

A sociedade em geral, parte de professores e até de representantes de órgãos oficiais, na área da educação, parecem desconhecer ou desconsiderar o que seja o papel de uma biblioteca escolar institucionalizada, o que leva as escolas públicas a se encontrarem desprovidas desse canal de informação e de capacitação do estudante ao uso da informação.

Se cabe aos órgãos específicos, da área da biblioteca, o papel de disseminadores da informação, tem-lhes faltado também direção política efetiva para uma divulgação mais agressiva em favor de expressá-la como verdadeira biblioteca escolar. Daí, esta iniciativa de um Fórum de Debate para contribuir no alcance de tais objetivos, abrindo espaço para um Grupo seleto de profissionais e pesquisadores que opinem sobre o assunto e apresentem sua contribuição.

Objetivos e Fins

Discutir questões críticas e formais sobre a biblioteca escolar (BE) – como organização técnica autônoma, porém como ator que coopera e integra o processo de ensino e aprendizagem conjuntamente com os professores – a partir de:
(a) um quadro de reflexões críticas iniciais, sob inteira responsabilidade da organizadora, funcionando como pano de fundo para um capítulo de memória biblioteconômica;
(b) de uma análise de conteúdo do “Manifesto de UNESCO/IFLA Biblioteca Escolar para todos”, expressando de modo multiforme um cômputo técnico - primeiro sob um protótipo do que seja uma biblioteca escolar institucionalizada – e depois encerrando idéias, apreciações críticas, conhecimentos e experiências positivas sobre a biblioteca escolar, vindo de uma equipe de estudiosos de alguns pontos do Brasil, em forma virtual.

Diante dos impactos sobre o que ocorre com a falta da BE, principalmente nas redes públicas de ensino fundamental e médio no país, intenta-se chegar a algumas alternativas de solução no item final do livro “Considerações Finais e Recomendações”.
>> O Brasil e a Educação precisam urgente da Biblioteca Escolar de qualidade!

Operacionalidade do Projeto

A - Equipe de debatedores / Intervenções
Uma Equipe inter/multidisciplinar, foi formada, agregando–se outros elementos, com pessoas escolhidas pela competência acadêmica e experiências profissionais relevantes, cujos debates devem recair principalmente nas suas especialidades e vivências.

B – Organização, gerência e apoio logístico

Idealizadora e articuladora do projeto: Neusa Dias de Macedo – das áreas de Educação, Letras e Biblioteconomia, docente-doutora aposentada do CBD-ECA-USP, mentora de novas séries da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, assessora especial da FEBAB e tradutora do Manifesto da UNESCO/IFLA para Biblioteca Escolar.

Interlocutoras e colaboradoras: a) como assessora e acompanhante da organização e administração do Projeto: Helena Gomes de Oliveira, bibliotecária; formada em Artes-Plásticas e diretora de Divisão Técnica do Departamento de Biblioteca Públicas de São Paulo; e como revisora dos textos e interlocutora: Inês Imperatriz, formada em áreas de Letras e Biblioteconomia (mestrado) e diretora de Divisão do Departamento Técnico - SIBi-USP até 2001.

Apoio logístico: Ivone Tálamo (em mestrado USP) – Supervisora da Biblioteca da Imprensa Oficial, correspondente da IFLA/ALC, oferecendo apoio irrestrito ao Projeto.

Marca Institucional: FEBAB – apoio em Márcia Rosetto – sua Presidenta , e membro da IFLA/LAC.

C – Equipe debatedora

o Altair Pedro da Silva – Áreas de Saúde e Educação – SESI
(gerente Educação. Básica e Ensino Fundamental) alsilva@sesi.org.br
o Brasilina Passarelli – Biblioteconomia - CBD-ECA_USP
(doc.-dout. e pesq. Escola do Futuro - USP) lina@futuro.usp.br
o Daniela M.V.Barros e Maria do Carmo Kobayashi – Educação – Universidade Estadual
Coração de Jesus, Bauru. mckobaysh@sc.br
o Eliane Fioravante Garcez – Bibliotecária do Colégio Oficial Militar - e Ursula Blattmann,
Biblioteconomia - UFSC (docente-doutora) efgarcez@igcom.br e ursula@ced.ufsc.br
o Elizabeth Martucci – UFSão Carlos ( docente-doutora; gerente Rede de BE /Prefeitura
de São Carlos, SP.) beth@power.ufscar.br
o Fernando Modesto – Biblioteconomia e Análise de Sistema – CBD-ECA-USP
(docente- doutor) fmodesto@usp.br
o Margarita Victoria Gómez – Mestr. Biblioteconomia e Dout. Educação - USP –
(pesquisadora do Instituto Paulo Freire, SP.) mvgomez@usp.br
o Maria Christina Barbosa de Almeida – Biblioteconomia – USP
(doc.-dout., consultora) mcbdalme@usp.br
o Marilucia Bernardi – Bibliotecária Colégio Santa Maria, SP – Conselho Regional
(fiscal; GT em BE privadas) .biblio@colsantamaria.com.br
o Regina Célia Baptista Beluzzo - USP, UNESP, UECoração de Jesus
(doc.-doutora e pró-reitora) rbelluzzo@travelnet.com.br
o Walda de Andrade Antunes – Educ. e Bibliotec. - USP (-dout.) – UnB (docente; exper. (INL; Comis. Bras. Bibl.. Pub. e Escol., FEBAB; MinC – cursos BP e BE) walda@wa-corbi.com.br

Procedimentos Metodológicos de Trabalho /Cronograma

S U M Á R I O

¨ Prefácio – Segismundo Spina, FFLCH-USP
¨ Apresentação à obra – Antonio Miranda, DCID-UnB
¨ Apresentações institucionais.......


PARTE I: PENETRANDO NA OBRA

1 INTRODUÇÃO GERAL
1.1 - O Projeto
1.2 - A Introdução Metodológica do Fórum


PARTE II: RESENHA CRÍTICA

2 ENSINO vs BIBLIOTECA
2.1 - Ensino. Leitura. Biblioteca Escolar
2.2 - Memória de uma bibliotecária e professora em trajetória profissional de 50 anos

PARTE III: BUSCANDO PARÂMETROS

3 FÓRUM DE DEBATE À BIBLIOTECA ESCOLAR BRASILEIRA COM BASE NO MANIFESTO DA UNESCO/IFLA

3.1 - Missão e Objetivos
3.2 - Financiamento.Legislação.Redes
3.3 - Projeto Bibliotecário e Projeto Político e Pedagógico. Casos Especiais
3.4 - Recursos Informativos – Acervo
3.5 - Recursos Humanos–Pessoal.Usuários
3.6 - Serviços e Gestão

PARTE IV: CONCLUINDO

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES

5. BIBLIOGRAFIA GERAL

6. INDICE

7. ANEXOS: Manifestos (BP e BE)