Sobre a campanha

Para o dia do(a) bibliotecário(a) em 2020, a FEBAB traz para a pauta a valorização de nossas bibliotecas enquanto espaços democráticos de acesso à informação. Disponibilizamos nesta página materiais para você utilizar em sua biblioteca, fontes de informação sobre o tema e relatos de profissionais de todo o país.

A censura expressa

Relatos de censura

Durante o mês de março, disponibilizamos um formulário online para que bibliotecárias e bibliotecários de todo o nosso país pudessem relatar, anonimamente, casos de censura que sofreram em suas bibliotecas, em suas atividades, em seu acervo. Disponibilizamos abaixo todos os relatos que recebemos. Caso você ainda queira contribuir, basta preencher este formulário, pois nossas bibliotecas …

Bibliografia livre

Abaixo, sugerimos uma bibliografia para a introdução às diferentes abordagens de censura no dia-a-dia do bibliotecário. O conteúdo foi elaborado pela Profa. Dra. Ana Paula Meneses Alves, do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (ECI UFMG) e membro da Diretoria da FEBAB (gestão 2017-2020). Foram priorizados somente conteúdos em acesso aberto, publicados desde 1972. …

Bibliografia da censura

Neste espaço, trazemos uma compilação de livros que foram censurados no Brasil e mencionados nos relatos que coletamos para a campanha. A página continuará em constante atualização à medida que recebermos mais relatos, tanto pelo nosso formulário, como veiculados pela mídia. A relação dos títulos está organizada por sobrenome de autor. [Atualizado em: 17 mar. …