SENABRAILLE - Seminário Nacional de Bibliotecas Braille

O SENABRAILLE nasceu do idealismo de um grupo de bibliotecários com o objetivo de propiciar um espaço para a troca de experiências, para a divulgação de projetos bem sucedidos e, principalmente, realizar a análise sobre a questão do acesso à informação pelos portadores de deficiências visuais.

O Seminário é coordenado pela Bibliotecária Marília Mesquita Guedes Pereira, Coordenadora da Comissão Brasileira de Acessibilidade à Informação por Portadores de Deficiência da FEBAB, e que a partir desse trabalho congrega várias instituições interessadas em ampliar os serviços nessa área.

A partir do IV SENABRAILLE, realizado em 2005, o Seminário foi integrado à FEBAB.

Eventos já realizados:

I SENABRAILLE - Realizado em João Pessoa, PB, de 18 a 20 de outubro de 1995, com o Tema Central “BIBLIOTECAS BRAILE: OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI” . Os anais foi publicado na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação da FEBAB, 1995/1997, v. 26/28.

II SENABRAILLE - Realizado em João Pessoa, PB, de 07 a 11 de maio de 2001, com o Tema Central Bibliotecas Braille, “EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO:QUALIDADE DOS SERVIÇOS “. Os trabalhos apresentados estão disponíveis nesse website.

Retrospectiva dos I e II SENABRAILLE's

III SENABRAILLE - Realizado em Goiânia,GO, de 23 a 26 de novembro de 2004, com o Tema Central “ BIBLIOTECAS BRAILLE E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO”. Os trabalhos apresentados estão disponíveis nesse website.

IV SENABRAILLE (Realizado em São Paulo, SP, de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2005, com o Tema Central “ INCLUSÃO SOCIAL DO DEFICIENTE VISUAL: EDUCAÇÃO, DIGITAL E EMPREGO”. O Relatório e os Trabalhos apresentados estão disponívies nesse website: RELATÓRIO DO IV SENABRAILLE e TRABALHOS APRESENTADOS.

V SENABRAILLE - Será realizado em Florianópolis, SC, 23 e 24 de novembro de 2007, com o Tema Central “ TECNOLOGIAS PARA ACESSIBILIDADE AO LIVRO E INFORMAÇÃO PELOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL”. Clicar aqui para informações de como participar.