IFLA LAC | 40 Anos

Convocatória BSLA

Solicitação de participação no evento regional BSLA 2014 na América Latina e no Caribe

O exitoso Programa IFLA para o Fortalecimento das Associações de Bibliotecas (BLSA) se ampliará por meio de eventos e projetos regionais na África, Ásia e Oceania, América Latina e o Caribe a partir de 2014. Por isso, se lança a seguinte:

Convocatória para o encontro na América Latina e no Caribe: São Paulo, Brasil, de 24 a 27 de março de 2014.

A Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e a Universidade de São Paulo organizarão o encontro do BLSA na América Latina e no Caribe de 24 a 27 de março de 2014 na cidade de São Paulo, Brasil.

Consequentemente, a IFLA convida representantes de associações de bibliotecas nacionais e internacionais (associações regionais que canalizem esforços multinacionais) na América Latina e no Caribe para participar deste evento regional.

O evento contará com oficinas, planejamento de projetos e atividades. Os materiais serão entregues pela Coordenadora do Programa BSLA, bem como as iniciativas da IFLA de apoio e promoção. Esta será uma sessão altamente interativa que inclui apresentações, trabalho em equipe, discussões e debates e atividades que se implementem por região em cada uma das associação de bibliotecários. Os idiomas serão Espanhol e Português.

Durante o encontro, as organizações nacionais e multinacionais, identificarão suas necessidades sobre atividades complementares e de desenvolvimento, identificarão as necessidades de sua região e estabelecerão os planos de ação a serem implementados. Os participantes, atuando como representantes avaliarão as prioridades de suas associações e de sua região, a fim de compreender as suas oportunidades para realizar as atividades em uma segunda etapa e obter financiamento para os seus projetos.

Monitoramento e financiamento de projetos

Uma vez concluído o encontro, os representantes das associações participantes serão incentivados a se candidatar a um financiamento para seus projetos. Com esses projetos se poderá obter apoio para:

- Implementar oficinas e outras atividades de BSLA no marco das reuniões de bibliotecários realizadas em escalas nacional e regional.
- Realizar projetos por país, como oficinas e outras atividades BSLA dentro de cada associação.
- Implementar projetos ou políticas de apoio e promoção da IFLA.
- Empreender projetos que agrupem um número menor de associações dentro do país, a fim de estabelecer alianças e consórcios que persigam objetivos comuns.

Diante da necessidades e prioridades de evolução das associações de bibliotecários, estas terão muitas oportunidades para candidatar seus projetos a financiamento entre 2014 e 2016.

Resultados esperados

A fim de consolidar o setor bibliotecário e da informação e que beneficie à sociedade, as associações precisam fortalecer suas bases de representação, gestão, desenvolvimento organizacional e estratégias institucionais. O objetivo do programa em longo prazo é construir as bases para que as associações de bibliotecários melhorem o seu trabalho, defendam os interesses dos usuários de bibliotecas e da informação, relatem histórias de sucesso e obtenham apoio e colaboração de representantes políticos.

Atividades durante o encontro e na segunda fase serão:

- Fortalecer e expandir as redes entre os países e expandir a assessoria sobre desenvolvimento dos bibliotecários na região.
- Incrementar a compreensão e adoção de políticas e manifestos da IFLA para melhorar a qualidade dos serviços dos bibliotecários e da informação.
- Promoção de associações, consolidadas e confiáveis, que representem efetivamente o setor bibliotecário e da informação, através da renovação de liderança, gestões, coligações e filiações.
- Fornecer as bases para o desenvolvimento sustentável e a promoção das associações de bibliotecários.

Processo de seleção para a reunião

A Comissão de Seleção será formada com membros da IFLA ALP (Programa de Ação para o Desenvolvimento através das Bibliotecas) e representantes das regiões, onde os encontros acontecem. Os pedidos estão sujeitos à seleção prévia. Os membros da Comissão de Seleção poderão contatar os candidatos se eles necessitarem de informações sobre as candidaturas apresentadas.

Critérios de Seleção 

1 – Excelente disposição para elaborar os projetos, considerando que as bibliotecas e o amplo entorno social, político e econômico são propícios para o desenvolvimento dos bibliotecários.

2 – Habilidades para estimular capacidades: a associação tem a capacidade de implementar planos de ação e projetos. Os candidatos serão escolhidos pelo sucesso e provável impacto.

Além disso, cada candidato que representa a sua associação bibliotecária deve possuir:

- Liderança ativa que seja demonstrada, dentro de sua associação nacional ou regional além de prestígio e influência nos círculos profissionais nacionais ou regionais em nível nacional e/ou regional.
- Profundo conhecimento sobre questões de impacto, recentes ou previstos no setor de bibliotecários e da informação, tanto a nível nacional quanto regional.
- Capacidade de aplicar os seus conhecimentos e experiência para desenvolver as habilidades de sua associação, após a reunião.
- Capacidade comprovada para estabelecer redes e relacionamentos profissionais.
- Capacidade comprovada de pensamento criativo e ideias inovadoras que estimulem a motivação.
- Habilidades consolidadas na comunicação escrita e oral.

Guia para enviar a solicitação

Faça o download e preencha o formulário [arquivo do Word]

1 – Todas as candidaturas serão enviadas pelo representante de uma associação de bibliotecários, de natureza nacional ou regional (multinacional).

2 – O nomeado para participar da reunião estará em condições de representar sua associação, participar ativamente da reunião, além de executar as atividades.

3 – As candidaturas podem ser apresentadas em Espanhol ou Inglês.

Envio de candidaturas

Todas as candidaturas de projetos e demais arquivos devem ser enviados até 4ª feira, 29 de janeiro de 2014   para: alp@ifla.org

 

Contato

Para obter informações adicionais sobre o programa BSLA e do encontro, entre em contato com a Gerente de Desenvolvimento da IFLA e Serviços para membros, Fiona Bradley- fiona.bradley@ifla.org

 

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply

*



You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>