IFLA LAC | 40 Anos

iflalac

IFLA LAC 40 anos

IFLA e América Latina e Caribe: 40 años de história (1974-2014)

 

A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) é o principal órgão internacional que representa os interesses da biblioteca e serviços de informação e seus usuários. É a voz global da biblioteca e da profissão. Fundada em Edimburgo, Escócia, em 30 de setembro de 1927 em uma conferência internacional tem hoje 1700 membros em cerca de 150 países ao redor do mundo. A IFLA foi registrada na Holanda, em 1971 e está sediada na  The Royal Library, the National Library of the Netherlands , em Haia.Em 1974, durante a Conferência de Washington, iniciou-se a relação formal entre a IFLA e a América Latina e a partir de então fortaleceu-se, especialmente a partir da criação do Comitê Permanente para América Latina , em 1976, cujo primeiro presidente foi o Prof. Dr. Adolfo Rodríguez, renomado bibliotecário mexicano. E também com o estabelecimento da Oficina Regional da IFLA/LAC, no México em 1979. Estes dois fatos marcantes consolidaram a IFLA na América Latina e Caribe.A comunidade bibliotecária brasileira sente-se honrada em sediar importantes eventos, de 24 a 28 de março de 2014, que compreendem:- Reunião Intercalar do Comitê Permanente IFLA/LAC,

- Workshop “Fortalecimento de Associações de Bibliotecários”  atendendo ao Programa BSLA (Building Strong Library Associations) coordenado pela IFLA,  patrocinado pela Melinda and Bill Gates Foundation e orientado a gestores de entidades de classe de bibliotecários da América Latina e Caribe que participaram da convocatória realizada.

- Seminário “Tradição, Cooperação e Inovação: novas fronteiras para o acesso”,

e neste contexto comemorar os 40 anos de tão profícua relação entre a IFLA e região da América Latina e Caribe, resgatando a história do desenvolvimento de projetos  de impacto na região e, ainda, observar como a própria IFLA/LAC vem atuando e favorecendo o desenvolvimento da biblioteconomia na América Latina e Caribe.

De 24 a 28 de março de 2014, São Paulo se converterá na Capital Bibliotecária da América Latina e Caribe, onde bibliotecários e profissionais da informação procedentes de diferentes países da região promoverão trocas de experiências e projetarão atividades focadas no desenvolvimento profissional do bibliotecário e na expansão e modernização dos serviços de informação, contando para isso com o apoio incondicional da IFLA e seus programas, como o BSLA e a Coordenação do Comitê Permanente para América Latina e Caribe e a Oficina Regional IFLA/LAC.

A Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB, membro da IFLA, que durante mais de 50 anos promove o desenvolvimento da profissão e dos profissionais bibliotecários no Brasil; a USP (o Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e o Sistema Integrado de Bibliotecas), bem como, as demais instituições bibliotecárias do Brasil que integram a IFLA, expressam a alegria de viver esse momento de conexão e de integração e convidam a todos a participar.

 

 

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply

*



You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>